PRH41 User 0012 alexandre szklo

Professor Titular do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ. É professor de cursos na COPPE e na Escola Politécnica da UFRJ. Doutor pela COPPE/UFRJ. Engenheiro Químico pela Escola de Química da UFRJ. É autor de inúmeros livros e cerca de 160 artigos em periódicos científicos (índice H Scopus igual a 34 em 02/2023), e orientador de centenas de teses de doutorado e dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de curso em engenharia. É revisor de periódicos científicos indexados e bolsista de produtividade 1B do CNPq. Ganhou por duas vezes o Prêmio Giulio Massarani de Mérito Acadêmico, concedido pelo Instituto Luiz Alberto Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia. Também foi agraciado em 2013, 2014 e 2015 com o prêmio Vale-CAPES de orientação de dissertações ou teses na área de engenharia, com tema em mudanças climáticas globais. Ganhou por duas vezes o Prêmio Plínio Catanhede concedido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). É coordenador técnico do Acordo de Cooperação UFRJ-IFP (Instituto Francês do Petróleo), pelo lado da UFRJ. Em 2020, fez parte do Comitê de Avaliação de Trabalhos do Prêmio Tiradentes para o Ministério de Defesa do Brasil. Em 2022, atuou como Perito para a Marinha do Brasil na pesquisa sobre o desenvolvimento de Cenários Prospectivos. Sob indicação do Ministério de Minas e Energia, é, desde fevereiro de 2021, o representante da comunidade científica dentro do CONCEPE (Conselho Consultivo da Empresa de Pesquisa Energética). É membro do Conselho Deliberativo da COPPE/UFRJ e presidente da Comissão de Ensino e Pesquisa deste Conselho.

17 06 ICONE currículo Lattes Lattes

29706177 1b3f8d24 8981 11e7 94dd f561724011ab Google Scholar