divulgação pos doc

No último Encontro Nacional do Programa de Formação de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-ANP), realizado em celebração aos 25 anos do programa, alunos do PRH-41 se destacaram com apresentações de trabalhos de grande relevância para o setor energético.

Entre os destaques, Matheus Prado, bolsista de graduação do PRH-41.1 e estudante de Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentou seu trabalho intitulado "Análise de Viabilidade Técnico-Econômica da Produção de Hidrogênio Verde no Porto do Açu". O estudo explora o potencial de produção de hidrogênio verde utilizando energia eólica offshore no Porto do Açu, destacando a infraestrutura portuária e a conectividade com o grid nacional de energia como fatores-chave para a viabilidade do projeto. Segundo Prado, a produção de hidrogênio verde pode posicionar o Brasil como líder na transição energética, contribuindo para a redução das emissões de carbono e promovendo o desenvolvimento econômico e a geração de empregos.

Pedro Maia, doutorando do PRH-41.1 no Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, também teve uma apresentação notável com seu pôster sobre "Análise de Estratégias de Descarbonização da Aviação Global". O trabalho de Maia aborda a urgência da descarbonização do setor de aviação, considerado um dos mais desafiadores em termos de redução de emissões. A pesquisa foca na produção e uso de Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF) e utiliza modelagem integrada para avaliar a eficácia de diferentes estratégias de descarbonização. O estudo projeta um aumento significativo na demanda global por aviação até 2040 e destaca a necessidade de soluções tecnológicas para reduzir as emissões do setor.

Outro destaque foi o trabalho de Julia Paletta Crespo sobre "O Phase-out do Setor de O&G: Uma Análise Sobre a Compensação dos Ativos sob Contrato". Julia, bolsista do PRH-41.1, explorou as implicações da transição energética para o setor de óleo e gás, focando na compensação dos ativos sob contrato. Sua pesquisa aborda a necessidade de estratégias eficazes para a desativação de ativos de O&G em um contexto de mudanças climáticas. Julia agradeceu à Rystad Energy pelo suporte através do fornecimento de dados e análises, que foram essenciais para a realização do estudo.

O evento, além de celebrar os 25 anos do PRH-ANP, serviu como uma plataforma para a troca de conhecimento e incentivo à pesquisa e desenvolvimento entre estudantes, pesquisadores e profissionais do setor. A ANP e demais instituições parceiras foram reconhecidas por seu suporte contínuo aos programas de formação, que são essenciais para o avanço tecnológico e sustentável da indústria de óleo, gás natural e biocombustíveis no Brasil.

28 de Maio de 2024