No dia 2 de agosto de 2024, Letícia Gonçalves Lorentz, aluna do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Energético e Ambiental da COPPE/UFRJ e bolsista do PRH-41, defendeu sua dissertação de mestrado intitulada "Do Campo ao Refino: Uma Avaliação do Coprocessamento de Biomassa nas Refinarias Brasileiras".
O estudo, orientado pelos professores Pedro Rua Rodriguez Rochedo e a pesquisadora Isabela Schmidt Tagomori, teve como objetivo principal avaliar o coprocessamento de óleo de soja em unidades de hidrotratamento das refinarias brasileiras, focando nos aspectos anteriores à entrada da matéria-prima nas refinarias, tais como a disponibilidade e custo da biomassa, mudanças no uso do solo, emissões de gases de efeito estufa (GEE) e logística.
Durante sua defesa, Letícia apresentou os resultados obtidos através da adaptação do modelo Bioenergy and Land Optimization Spatially Explicit Model (BLOEM). Os cenários analisados indicaram que a parcela vegetal do diesel coprocessado teria uma intensidade de carbono de 26,3 gCO2e/MJ e custo de 26,5 USD/GJ, em média. Além disso, foi constatado que, na maioria dos cenários, o diesel coprocessado com 20% de conteúdo vegetal teria um custo menor do que a mesma mistura de biodiesel.
A banca avaliadora foi composta pelos professores Pedro Rua Rodriguez Rochedo, Isabela Schmidt Tagomori, Alexandre Szklo e Thayse Hernandes, que aprovaram a dissertação com louvor, destacando a relevância do tema para a transição energética e a descarbonização do setor de refino no Brasil.
Parabéns, Letícia Gonçalves Lorentz, pelo excelente trabalho e pela contribuição para a pesquisa em coprocessamento de biomassa e transição energética no Brasil!
06 de Agosto de 2024