WhatsApp Image 2024 09 27 at 09.06.17 23ca03ba

A pesquisadora Julia Paletta Crespo traz uma reflexão sobre o papel crucial que o Brasil pode desempenhar na liderança global de preservação ambiental. Em seu artigo, publicado na Revista Yasuní, ela destaca as lições deixadas pelo projeto equatoriano Yasuní ITT, que pode ser uma fonte de aprendizado para o Brasil, especialmente na difícil escolha entre exploração de petróleo e a proteção da Amazônia.

🌍 Lições do Equador: O projeto Yasuní demonstrou que é possível evitar a exploração petrolífera em áreas sensíveis e preservar a biodiversidade local, mesmo com desafios financeiros. No Brasil, a escolha de avançar com a exploração na Foz do Amazonas pode definir o futuro da política climática do país, sendo um teste importante para o governo.

🔄 Caminhos para a Transição: A matéria explora como as decisões políticas, muitas vezes motivadas pela necessidade de receitas petrolíferas, precisam ser repensadas para focar em sustentabilidade e adaptação climática. Com a aproximação da COP30, que será realizada no Brasil, é essencial discutir novas abordagens para conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

📢 Leia a matéria completa e entenda como as lições do projeto Yasuní podem influenciar a política climática brasileira e global!

8 de Outurbo de 2024