O PRH-41/ANP/Finep – Programa de Planejamento Energético e Ambiental em Óleo, Gás Natural e Biocombustíveis – foi selecionado no âmbito do edital nº 01/2018/PRH-ANP do Programa de Formação de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O PRH-41 foi implementado em 2020 pelo Programa de Planejamento Energético (PPE), que integra o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Com mais de 30 anos de experiência no ensino, pesquisa e extensão das ciências do planejamento energético e ambiental, o PPE é pioneiro no tema interdisciplinar de Energia e Meio Ambiente no Brasil, o que pode ser verificado através da formação e atuação de pesquisadores e profissionais. A dinâmica de atividades de docência e de pesquisa conduziu a uma forte integração entre teoria/Universidade e prática/mercado/Governo, expondo o corpo discente a um ambiente de experiências acadêmico-profissionais ricas e mutuamente férteis. Esta dinâmica explica, inclusive, a alta demanda do mercado e de instituições governamentais por professores e alunos do Programa.

PPE logo

A partir de 1999, com a adesão ao primeiro edital do PRH-ANP, fazendo parte de um convênio entre o Instituto de Economia da UFRJ e o Departamento de Engenharia de Produção da UFRJ, passou a oferecer disciplinas específicas sobre os setores de petróleo, gás natural e biocombustíveis. A adesão ao PRH-ANP originou uma série de teses, artigos e projetos de pesquisa sobre todas as etapas da cadeia do petróleo e do gás natural, além de ter sido pioneira na abordagem das questões ambientais associadas ao setor no Brasil.

Nesse sentido, o PRH-41 é um programa interdisciplinar na área de energia e meio ambiente, com foco em pesquisa aplicada nos setores de óleo e gás, biocombustíveis e energias renováveis.

Visão: realizar pesquisas e disseminar conhecimento de interesse a indústria de óleo, gás natural e biocombustível que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Missão: formar profissionais de diferentes áreas do conhecimento para colaborarem para a solução de problemas complexos e interdisciplinares na indústria de óleo, gás natural e biocombustíveis nacional.

Topo