divulgação pos doc

No âmbito do PRH/ANP, o Programa de Formação de Recursos Humanos em Planejamento Energético em Óleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-41/ANP), vinculado ao Programa de Planejamento Energético (PPE) da COPPE/UFRJ, oferece bolsa de Pós-Doutorado para doutores interessados em atuar no setor de petróleo, gás natural, biocombustíveis e energias renováveis. As condições gerais que regem este programa são aquelas definidas pelo Programa de Formação de Recursos Humanos - PRH/ANP, cujas informações estão disponíveis no site da ANP e pode ser acessado neste link.

A seleção do bolsista é de competência do Programa de Planejamento Energético (PPE/COPPE/UFRJ). Para este processo seletivo, será concedida 1 (uma) bolsa de Pesquisador Visitante, no valor de R$ 7.880,00 por mês, por um período de 12 meses.

Inscrições até 26 de maio de 2024.

Os candidatos interessados em concorrer a bolsa devem manifestar interesse por e-mail, com a documentação para o e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..

Para leitura da chamada, acesse aqui.

13 de Maio de 2024

GraphicalAbstract

A aluna de doutorado Julia Crespo participou do Seminário de Mudanças Climáticas do Laboratório NEREUS da FEA USP. Coordenado pelo Prof. André Chagas, o evento contou também com a participação do Prof. Sandy Dall'erba, da Universidade de Illinois.

Durante sua apresentação, Julia abordou questões cruciais sobre as mudanças climáticas e seus impactos, como a transição para longe dos combustíveis fósseis e a necessidade de avaliação das externalidades negativas da indústria de O&G em casos de ruptura contratual e compensação. Infelizmente, os efeitos das mudanças climáticas estão cada vez mais evidentes, como as enchentes catastróficas que assolam o estado do Rio Grande do Sul. Apesar de muitas vezes serem desacreditados, como frequentemente retratado em filmes de desastres, os cientistas têm uma mensagem clara sobre a questão: eventos climáticos extremos serão cada vez mais frequentes e intensos. Neste sentido, somente através de esforços conjuntos entre cientistas, governos e sociedade podemos construir um futuro mais resiliente e sustentável.

Agradecemos à Julia Crespo por sua brilhante contribuição ao apresentar um panorama claro e fundamentado sobre os desafios que enfrentamos, além das oportunidades para mitigar e se adaptar a esses impactos.

08 de Maio de 2024

WhatsApp Image 2023 10 26 at 15.19.27

A doutoranda Julia Paletta Crespo participou hoje da defesa de qualificação de seu doutorado no Programa de Recursos Humanos em O&G. Em sua pesquisa, intitulada "O Phase-out do Setor de O&G: Uma Análise Sobre a Compensação dos Ativos sob Contrato", Julia investiga a viabilidade de um phase-out global do petróleo, incluindo aspectos como quantificação de ativos sob contrato e cenários de rescisão contratual.

Sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Szklo, e com avaliação dos Professores Dr. Roberto Schaeffer e Dr. André Lucena, o trabalho de Julia explora metodologias consolidadas para valuation da compensação, além de discutir a legitimidade, ética e justiça envolvidas no conceito de compensação. A pesquisa também aborda a definição de regiões impactadas e analisa os efeitos macroeconômicos das perdas de receita e o impacto das compensações, sugerindo alternativas econômicas à atividade petrolífera.

Parabéns à Julia pela sua contribuição significativa às discussões sobre a transição energética global!

25 de Abril de 2024

GraphicalAbstract

Temos o prazer de destacar a publicação do estudo "Road conditions and driving patterns on fuel usage: Lessons from an emerging economy" na revista Energy. Este estudo contou com contribuições valiosas dos bolsistas do PRH-41, Pedro Maia e Camila Callegari. A análise revelou que melhorias nas condições das estradas e práticas de eco-condução podem não apenas reduzir o consumo de diesel em até 4,52 bilhões de litros, mas também aumentar a eficiência do combustível em até 16% anualmente no Brasil.

Este trabalho sublinha a importância de investir em estradas de qualidade e em educação para motoristas como estratégias para promover a sustentabilidade no setor de transportes.

Parabéns, pessoal!

30 de Abril de 2024

WhatsApp Image 2023 10 26 at 15.19.27

O bolsista de graduação Douglas Lopes participou hoje da fase final do Inovathon iUP do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, competição entre estudantes que buscam, por meio de contatos e mentorias com experts de empresas do setor, um maior protagonismo na indústria de Óleo e Gás. O tema desta edição foi: “soluções integradas para descarbonização”. O bolsista junto com Rafaela Freire, Thais Lucena e Mariana Melo Botelho formaram o grupo Decarbo e apresentaram o pitch na Offshore Technology Conference (OTC) - Brasil 2023 sobre a DecarbWare Tool, uma ferramenta de integração entre fornecedores e empresas da indústria de óleo e gás.

Parabéns pela participação, pessoal!

26 de Outubro de 2023 | 20:30