O Programa de Recursos Humanos em Planejamento Energético e Ambiental em Óleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-41/ANP) teve 2 trabalhos premiados e bolsistas vencedores da competição acadêmica na 20ª edição do Rio Oil & Gas.

O estudo “Opções tecnológicas para operação da refinaria Abreu e Lima em um cenário de Brasil CO2 neutro em 2025” foi contemplado com o prêmio Plínio Catanhede, na categoria Transição Energética. O trabalho teve como autores a aluna de doutorado, Aline Teixeira de Carvalho, e os professores do PRH-41/ANP Alexandre Szklo, Pedro Rochedo e Roberto Schaeffer, todos do Programa de Planejamento Energético (PPE). O Pesquisador Visitante do PRH-41/ANP Bruno Cunha representou os colegas na entrega do prêmio.

WhatsApp Image 2022 09 29 at 17.52.50

Foi agraciado com Menção Honrosa, na categoria Midstream e Downstream, o estudo “Avaliação técnico-econômica do potencial de coprocessamento de biomassa no parque de refino nacional”, que teve como autores a bolsista de mestrado do PRH-41/ANP, Letícia Gonçalves Lorentz, o Pesquisador Visitante do PRH-41/ANP Bruno Scola Lopes da Cunha, e o professor Pedro Rochedo.

Além disso, na competição acadêmica do evento, a equipe Boitatá, formada por alunos de graduação da Eng. Química (Gabriela Ladeira Nadaes, Hugo de Lacerda, Juliana Pacheco de Sequeira) e pelo bolsistas de graduação do PRH-41/ANP, Caio Rodrigues (Eng. Mecânica) e Douglas Lopes (Eng. Elétrica), venceu a disputa final, apresentando uma solução que traz confiabilidade aos processos offshore, através de robótica modular, utilizando de inteligência artificial e machine learning. A equipe Boitatá recebeu o cheque de R$ 10 mil como premiação.

WhatsApp Image 2022 09 29 at 20.32.25

Para acompanhar as mais recentes pesquisas apresentadas por bolsistas do PRH-41/ANP, acesse: https://bit.ly/3makXZu.

 

3 de Outubro de 2022 | 20:30 

Topo