No âmbito da disciplina Impactos Ambientais da Indústria de Petróleo, contaremos com a presença de Kjetil Solbraekke (fundador e CEO da DBO Energy) com a palestra "Administração do Setor de Óleo e Gás: Experiências da Noruega e do Brasil". Kjetil Solbraekke é economista pela Universidade de Oslo (Noruega), trabalhou junto ao governo Norueguês entre 1989-1998, na Norsk Hydro entre 1998-2007, Statoil/Equinor entre 2007-2008, foi CEO da Panoro entre 2008-2013, CEO da Sintef 2013-2015, Head da Rystad Energy Brazil entre 2015-2018 e fundador e CEO DBO Energy (atualmente).

A palestra vai abordar temas relacionados à administração do setor de O&G, modelo fiscal da Noruega, conteúdo local, participações governamentais, modelo norueguês de apropriação das rendas do petróleo e sua conversão em benefícios para a sociedade e comparação com o modelo brasileiro.

O evento será no dia 30 de maio de 2022 às 15h no Auditório do Programa de Planejamento Energético (PPE/COPPE/UFRJ), Sala C-216, Centro de Tecnologia, Ilha do Fundão.

25 de Maio de 2022 | 16:30

[CANCELADO]

No âmbito do PRH-41, o Programa de Planejamento Energético (PPE) da COPPE/UFRJ oferece bolsas de pesquisa para alunos de mestrado interessados em atuar no setor de petróleo, gás natural, biocombustíveis e energias renováveis. As condições gerais que regem este programa são aquelas definidas pelo Programa de Formação de Recursos Humanos - PRH/ANP, cujas informações estão disponíveis no site da ANP e pode ser acessado neste link.

A seleção dos bolsistas de mestrado é de competência do Programa de Planejamento Energético (PPE/COPPE/UFRJ). Para este processo seletivo, será concedida 3 (três) bolsas de mestrado, no valor de no valor de R$ 2.230,00 por mês cada, por um período máximo de 24 meses.

Inscrições até 8 de abril de 2022.

Os candidatos interessados em concorrer a bolsa devem manifestar interesse por e-mail, anexando a documentação, para o Coordenador (Prof. David Castelo Branco – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) com cópia para o Pesquisador Visitante (Bruno S. L. Cunha – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) do PRH-41/ANP.

21 de Março de 2022 | 14:30 - Atualizado em 8 de Abril de 2022 | 16:32

No âmbito do PRH-41, o Programa de Planejamento Energético (PPE) da COPPE/UFRJ oferece bolsa de pesquisa para alunos de mestrado interessados em atuar no setor de petróleo, gás natural, biocombustíveis e energias renováveis. As condições gerais que regem este programa são aquelas definidas pelo Programa de Formação de Recursos Humanos - PRH/ANP, cujas informações estão disponíveis no site da ANP e pode ser acessado neste link.

A seleção dos bolsistas de graduação é de competência do Programa de Planejamento Energético (PPE/COPPE/UFRJ). Para este processo seletivo, será concedida 1 (uma) bolsa de mestrado, no valor de no valor de R$ 2.230,00 por mês cada, por um período máximo de 24 meses.

Inscrições até 4 de fevereiro de 2022.

Os candidatos interessados em concorrer a bolsa devem manifestar interesse por e-mail, com a documentação, para o Coordenador (Prof. David Castelo Branco – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) com cópia para o Pesquisador Visitante (Bruno S. L. Cunha – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) do PRH-41/ANP.

18 de Janeiro de 2022 | 07:30

A seleção dos bolsistas de mestrado é de competência do Programa de Planejamento Energético (PPE/COPPE/UFRJ). Para este processo seletivo, será concedida 1 (uma) bolsa de doutorado, no valor de no valor de R$ 3.280,00 por mês cada, por um período máximo de 48 meses.

Inscrições até 8 de abril de 2022.

21 de Março de 2022 | 14:30

No âmbito do PRH-41, o Programa de Planejamento Energético (PPE) da COPPE/UFRJ oferece bolsas de pesquisa para alunos de graduação interessados em atuar no setor de petróleo, gás natural, biocombustíveis e energias renováveis. As condições gerais que regem este programa são aquelas definidas pelo Programa de Formação de Recursos Humanos - PRH/ANP, cujas informações estão disponíveis no site da ANP e pode ser acessado neste link.

A seleção dos bolsistas de graduação é de competência do Programa de Planejamento Energético (PPE/COPPE/UFRJ). Para este processo seletivo, será concedida 1 (uma) bolsa de graduação, no valor de R$ 600,00 por mês cada, por um período máximo de 24 meses, para candidato que já concluiu todas as disciplinas do ciclo básico e ainda tenha, no mínimo, 24 meses até a conclusão dos seguintes cursos:

• Engenharia do Petróleo (Escola Politécnica/UFRJ),
  • Engenharia Ambiental (Escola Politécnica/UFRJ),
  • Engenharia Nuclear (Escola Politécnica/UFRJ),
  • Engenharia Mecânica (Escola Politécnica/UFRJ),
  • Engenharia Elétrica (Escola Politécnica/UFRJ),
  • Engenharia Química (Escola de Química/UFRJ),
  • Engenharia de Bioprocessos (Escola de Química/UFRJ).

Inscrições até 4 de fevereiro de 2022.

18 de Janeiro de 2022 | 07:15