WhatsApp Image 2023 10 26 at 15.19.27

A doutoranda Julia Paletta Crespo participou hoje da defesa de qualificação de seu doutorado no Programa de Recursos Humanos em O&G. Sua pesquisa, que aborda "Os ativos encalhados (stranded assets) no setor de O&G em um contexto de mudanças climáticas", é fundamental para entender as implicações econômicas, contábeis e financeiras de ativos que podem ser desvalorizados devido a mudanças regulatórias e climáticas.

Julia, sob a orientação do Prof. Dr. Alexandre Szklo, junto com a avaliação dos Professores Dr. Roberto Schaeffer e Dr. André Lucena, explorou metodologias para quantificar o potencial de ativos que podem ser encalhados e desenvolveu o conceito de climate "Value at Risk" (VaR) aplicado a recursos e reservas. Sua apresentação abordou também estratégias de compensação e os efeitos da litigância climática nos regimes fiscais.

Parabéns à Julia pela sua pesquisa e pelo progresso significativo em sua jornada acadêmica!

25 de Abril de 2024

WhatsApp Image 2023 10 26 at 15.19.27

O bolsista de graduação Douglas Lopes participou hoje da fase final do Inovathon iUP do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, competição entre estudantes que buscam, por meio de contatos e mentorias com experts de empresas do setor, um maior protagonismo na indústria de Óleo e Gás. O tema desta edição foi: “soluções integradas para descarbonização”. O bolsista junto com Rafaela Freire, Thais Lucena e Mariana Melo Botelho formaram o grupo Decarbo e apresentaram o pitch na Offshore Technology Conference (OTC) - Brasil 2023 sobre a DecarbWare Tool, uma ferramenta de integração entre fornecedores e empresas da indústria de óleo e gás.

Parabéns pela participação, pessoal!

26 de Outubro de 2023 | 20:30

O evento, elaborado com suporte técnico da Comissão de Mudanças Climáticas do IBP, que reúne as principais empresas do setor e profissionais dedicados aos temas de mudanças climáticas e transição energética, discutiu acerca da pesquisa desenvolvida por pesquisadores do Laboratório Cenergia, incluindo o Pesquisador Visitante do PRH-41/ANP Bruno S. L. Cunha, sobre transição energética justa no setor de O&G, os critérios de equidade para alocar emissões de GEEs, além de um panorama do futuro do setor no Brasil em um contexto de emissões restritas para limitar o aumento da temperatura em até 1,5ºC até o final do século.

Os professores Alexandre Szklo e Roberto Schaeffer apresentaram o estudo na sede do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP): Avenida Almirante Barroso, 52 – 26º andar - Centro, Rio de Janeiro - RJ.

20230719 160041

20 de Julho de 2023 | 10:00

No âmbito do PRH/ANP, o Programa de Formação de Recursos Humanos em Planejamento Energético em Óleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-41/ANP), vinculado ao Programa de Planejamento Energético (PPE) da COPPE/UFRJ, oferece bolsa de Pesquisador Visitante para doutores interessados em atuar no setor de petróleo, gás natural, biocombustíveis e energias renováveis. As condições gerais que regem este programa são aquelas definidas pelo Programa de Formação de Recursos Humanos - PRH/ANP, cujas informações estão disponíveis no site da ANP e pode ser acessado neste link.

A seleção do bolsista é de competência do Programa de Planejamento Energético (PPE/COPPE/UFRJ). Para este processo seletivo, será concedida 1 (uma) bolsa de Pesquisador Visitante, no valor de R$ 9.990,00 por mês, por um período de 20 meses.

Inscrições até 10 de novembro de 2023.

Os candidatos interessados em concorrer a bolsa devem manifestar interesse por e-mail, com a documentação para mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para leitura da chamada, acesse aqui.

26 de Outubro de 2023 | 11:30

WhatsApp Image 2023 07 25 at 10.00.33

O bolsista do PRH-41/ANP Caio Pereira Rodrigues foi aprovado no seu projeto final, com o título

O papel das termelétricas e suas tecnologias no mercado de gás natural brasileiro