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O PRH41-ANP segue consolidando sua atuação na pesquisa de temas estratégicos para o setor energético, com publicações de alto impacto internacional. Recentemente, nossos pesquisadores trouxeram novas contribuições para os debates sobre transição energética, descarbonização do transporte e compensação no setor de óleo e gás.

🔍 Destaques das publicações recentes:

🚍 Eletrificação do Transporte Público
Pesquisadores Camila Callegari, Ana Carolina Fiorini e Bruno Cunha, junto com colaboradores, publicaram um estudo na Energy for Sustainable Development sobre a eletrificação de frotas de ônibus urbanos. O estudo utiliza o modelo ATHENA, que resultou na patente de um software para auxiliar municípios na avaliação financeira dessa transição.

📌 Principais achados:

  • Ônibus elétricos podem atingir paridade de custo com diesel em 15 anos.
  • Comparação entre compra direta e contratos de serviço, mostrando que a propriedade da frota reduz custos a longo prazo.
  • Políticas como pedágios urbanos e taxas de estacionamento podem financiar a eletrificação.

Impacto para a indústria de óleo e gás
A queda na demanda por diesel reforça a necessidade de diversificação no setor energético. Como as petroleiras podem se inserir nesse novo mercado?

🛢️ Ativos Encalhados e Compensação no Setor de Óleo e Gás
Nossos pesquisadores Julia Paletta e Bruno Cunha, junto com colaboradores, publicaram o artigo "Stranded assets and compensation in oil and gas upstream projects: Conceptual and practical issues", abordando o impacto da descarbonização nos projetos de exploração e produção (E&P).

📌 Principais achados:

  • Diferença entre recursos, reservas e ativos no contexto da transição energética.
  • O modelo de valuation influencia significativamente a compensação de projetos interrompidos.
  • O método de Fluxo de Caixa Descontado (DCF) pode gerar valores elevados, dificultando mudanças regulatórias, enquanto modelos baseados em ativos tornam o phase-out mais viável.

Relevância para o setor de energia
A urgência climática e as restrições ao orçamento de carbono aceleram a necessidade de interrupção de projetos fósseis, trazendo desafios regulatórios e financeiros. Esse estudo contribui para um debate mais sólido sobre como compensar e viabilizar a transição energética.

📖 Confira as publicações completas e continue acompanhando nossas pesquisas de impacto!

 

13 de Março de 2024

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Nada como dar novos passos na carreira com um propósito claro e inspirador! O estudante João Eugênio Serrano Fernandes, graduando em Engenharia Mecânica pela UFRJ, acaba de embarcar em mais um grande desafio no PRH-41/ANP, como aluno de iniciação científica no Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ (PPE), sob a orientação do Prof. Amaro Pereira.

Dessa vez, João mergulha na pesquisa sobre o aproveitamento de resíduos sólidos para geração de energia, um tema essencial para garantir uma transição energética mais justa e sustentável. Seu estudo foca no uso da casca de banana como matéria-prima e na pirolise como método de conversão energética, explorando como novas fontes podem auxiliar a indústria de óleo e gás a se reinventar para um futuro mais limpo.

🚀 Primeiros passos da pesquisa:
Experimentos iniciais no LISA/UFF, ao lado de Mateus, aluno de mestrado do PPE.
✅ Investigação sobre como resíduos orgânicos podem ser transformados em energia, reduzindo a dependência exclusiva de combustíveis fósseis.
✅ Proposta de soluções inovadoras para ajudar a indústria de petróleo a se transformar em uma indústria de energia.

🌱 Por que isso importa?
Com as pressões regulatórias e a necessidade de descarbonização, a indústria de óleo e gás precisa buscar alternativas energéticas viáveis. O estudo de João traz uma perspectiva inovadora ao mostrar como resíduos sólidos podem ser parte dessa transição, ampliando o portfólio energético e agregando valor a uma indústria que precisa se adaptar às novas demandas de um mercado global sustentável.

Parabéns, João! Que essa jornada seja repleta de descobertas e impacto positivo. Seguimos acompanhando e torcendo pelo sucesso dessa pesquisa! 🚀💡

#EnergiaDoFuturo #TransiçãoEnergética #Pesquisa #Sustentabilidade

 

13 de Março de 2024

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O pôster apresentado por Pedro Maia no IAMC 2024, intitulado “Scenarios for a Low-Carbon Aviation: Demand-side and Energy Efficiency Assessments”, no prestigiado IAMC 2024, realizado em Seoul, traz contribuições relevantes para o setor de aviação e para a indústria de óleo e gás. Este trabalho aborda a modelagem de cenários que exploram a eficiência energética e a adoção de Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF) no modelo COFFEE, visando traçar caminhos viáveis para reduzir as emissões de carbono na aviação até 2100.

 

🔍 Destaques do estudo:

- Adaptação do modelo COFFEE para incluir variáveis de demanda, tecnologias e eficiência energética no setor de aviação.
- Projeções de demanda futura de combustíveis que consideram cenários de descarbonização.
- Análise do potencial de redução de consumo de combustíveis fósseis e suas implicações para a transição energética.

 

🌱 Importância para o setor de óleo e gás: A pesquisa é crucial para o setor, pois a aviação é uma das principais consumidoras de querosene de aviação, derivado do petróleo. Cenários que mostram uma redução significativa na demanda de combustíveis fósseis impactam diretamente a indústria, exigindo que empresas de óleo e gás adaptem suas estratégias de produção e investimento para alinhar-se às tendências de descarbonização global.

Esse estudo reforça a necessidade de diversificação e adaptação da indústria de óleo e gás, enfatizando o papel estratégico em apoiar tecnologias mais limpas e políticas sustentáveis.

 

4 de Novembro de 2024

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Rodrigo de Bragança Vilas Boas Aymar defendeu com sucesso sua dissertação de mestrado no Programa de Planejamento Energético (PPE/COPPE/UFRJ), sob a orientação do Prof. Amaro Côrrea Pereira Jr. O trabalho, intitulado “A Sustentabilidade da Relação Comercial entre Brasil e China”, explora as interações comerciais entre os dois países.

 

Parabenizamos Rodrigo pela contribuição relevante ao debate sobre a sustentabilidade do comércio de energia entre Brasil e China! 

 

18 de Dezembro de 2024

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Camila Ludovique apresentou no 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa Energética um estudo de grande relevância que explora o impacto da eletrificação de ônibus urbanos para promover uma transição energética justa em economias emergentes. Utilizando o modelo de simulação ATHENA, o estudo focou na cidade de Curitiba, reconhecida por suas soluções inovadoras em mobilidade urbana.

 

🔑 Pontos de Destaque:

Paridade de Custos: Os ônibus elétricos podem alcançar paridade de custos com os ônibus a diesel em contratos de 15 anos, embora possam elevar as tarifas para os consumidores.
- Estratégias de Propriedade: A propriedade direta da infraestrutura de BEBs é mais vantajosa financeiramente do que contratos de serviço, que resultam em custos operacionais mais elevados a longo prazo.
- Soluções de Políticas Públicas: Propostas de estratégias como pedágios urbanos e taxas de estacionamento são recomendadas para viabilizar a transição sem prejudicar a mobilidade dos grupos de baixa renda.

 

💡 Relevância para o Setor de Óleo e Gás: A eletrificação da frota de ônibus urbanos impacta diretamente a demanda por diesel, apresentando um desafio e uma oportunidade para a indústria de óleo e gás se adaptar à transição energética global.

 

17 de Outurbo de 2024

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